Sintomas de varizes se agravam no verão.

A gravidade já sobrecarrega a circulação venosa dos membros inferiores. No verão, acontece uma sobrecarga que pode provocar dores nas pernas, inchaço, sensação de peso nos membros inferiores e até coceiras, câimbras e ardências, estas relacionadas à pele ressecada.

A prevenção das varizes, que não se resumem à questão estética, são um problema de saúde, passa pela prática de atividades físicas e outros cuidados como não permanecer muito tempo na mesma posição, seja e pé ou sentado; e controlar o peso.

Beber água é muito importante, assim como não exagerar no consumo de sal, pois provoca retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas e braços também.

Durante o verão, é preciso evitar expor os membros inferiores ao sol, se o fizer, deve ser com protetor solar. No final do dia, massagear as pernas de baixo para cima com um creme frio. Melhor ainda se colocar os pés para cima por alguns minutos, movimentando-os.

Praticar exercícios físicos regularmente pode melhorar a circulação sanguínea, mas um profissional deve indicar as atividades indicadas.

Não existe comprovação científica de que os saltos altos provoquem o surgimento de varizes, mas seu uso pode agravar os sintomas, pois dificulta o movimento ideal de retorno venoso.

O mais indicado é procurar um especialista antes da estação mais quente do ano para uma boa avaliação e a recomendação do tratamento mais adequado, que pode ser laser, escleroterapia, espuma densa ou cirurgia.

Últimas Notícias

Informe

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR - SBACV RS 
REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL 
Av. Ipiranga 5311 sl. 108 / AMRIGS / CEP: 90610-001
vascular@sociedadesonline.com.br
Copyright © 2016 - SBACV RS - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Dableo Comunicação

Vascular - Regional RS - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Open Pop-Out